Nos tempos atuais muitos líderes não estão preparados psicologicamente para lidar com a liderança de pessoas, eles não entendem como podem atingir seus resultados sem serem duros e destrutivos no seu ambiente de trabalho.
Muitos líderes, também, interagem com seus subordinados com se eles fossem objetos apenas lá para realizar uma simples função e não exigem proatividade de seus subordinados, e pessoas não são coisas, nem objetos.
O convívio eficaz
Muitas pessoas fazem, as vezes sem perceber, uma objetificação das pessoas ao seu redor, as comparando com objetos ou até mesmo com seus cargos.
A comparação mais visível é a de um líder e seus subordinados, muitas vezes o líder não vê uma pessoa, ele simplesmente vê uma função, um cargo. Isso gera muitos problemas para os dois lados. O resultado será ruim para com os resultados da empresa assim como para a vida particular das pessoas tratadas desse jeito.
Um líder que trata seus colaboradores como objetos não conseguirá mudar seus resultados. É preciso compreender seus colaboradores, entender as suas fraquezas e suas forças e ajustar suas estratégias, ou trabalhar nas pessoas para que eles se adequem a estratégia definida.
Para se desenvolver na área do convívio eficaz entre líder e colaborador e preciso seguir algumas “regras”.
3 Regras do convívio eficaz
1. Procure Primeiro Compreender os seus colaboradores
Pessoas não são iguais, todas precisam ser ouvidas e entendidas, cada uma pode ter insights poderosos para auxiliar no desenvolvimento da empresa, e nessas conversas você pode até perceber as forças e fraquezas de cada um.
2. Saiba que pessoas não são descartáveis
Toda pessoa pode ser moldada, não precisa ser descartada de vez quando você vê que ela tem alguma dificuldade. Todos os colaboradores podem aprender com os erros e desenvolver formar de não errar mais. Saiba apostar tempo em talentos para que se destaquem no futuro.
3. Trabalhe suas relações
Não é preciso necessariamente virar o melhor amigo(a) dos seus colaboradores, mas crie uma conexão, seja companheiro não seja apenas mais um chefe. Ouça seus companheiros ajude-os a superar os desafios deles e não tenha medo de pedir ajuda para superar os seus.
Seguindo essas 3 regras você alcançará um nível de sinergia maior com a sua equipe e poderá desenvolver melhor suas estratégias e executar melhor suas funções.
Conclusão
As pessoas mudam constantemente, não são como máquinas, pessoas tem sentimentos, vontades, sonhos e capacidade de se desenvolver. Trabalhe com seus colaboradores e desenvolva as habilidades deles.
Não pare de ler agora! Continue lendo e se aprofunde mais nos nossos conteúdos! Clique em um dos textos abaixo.
Deixe um comentário ou insight sobre o tema abordado