Por Alexandre Barbosa
Não entendo esse texto como verdade, afinal o que é a verdade?
Quero classificá-lo como fruto da minha observação e experiência. Apenas um dos mapas da realidade que por certo distorço através dos meus filtros, dos meus paradigmas e limitações.
A Liderança e seus princípios me vem sendo apresentada desde os meus 13 anos, quando ingressei no Colégio Militar do Rio de Janeiro. Desde então tenho lido livros, recebido instruções e cursos, ouvido os mais experientes e, o que há de mais importante, tenho buscado colocá-la em prática, durante minha vida militar, como Oficial do Corpo de Fuzileiros Navais, especializado em Operações Especiais, pelo curso de Comandos Anfíbios, em 1987, e na minha carreira na iniciativa privada.
Seguem alguns pontos que aprendi, pelo caminho:
- Trabalhe duro, mas de forma inteligente, use seu diferencial.
- Ninguém tem o direito de estar na posição que ocupa: precisamos provar o nosso valor e contribuição a cada dia.
- Seja motivado: sem paixão, nada pode dar certo.
- Meça as horas: gerencie o tempo, fique atento a sua empregabilidade, tenha momentos “relax” e descontração, não trabalhe nas férias e nem nos finais de semana.
- Faça o que for preciso: sem violar seus valores, encontre um caminho para realizar o necessário.
- Seja charmoso: seja feliz, sorria, seja interessante, seja útil para as pessoas. Sempre de forma sincera e natural.
- Chefe: apoie-o, promova-o, respeite-o, discorde com disciplina. Até discuta com seu chefe, se você tem razão, mas aprenda a hora de parar e obedecer suas decisões, como se fossem suas, mesmo que você não concorde.
- Faça parte do seu grupo: até mesmo no vestir, esteja de acordo com a situação e ambiente corporativo, mas não perca sua originalidade.
- Quando fui contratado para o meu primeiro emprego fora da Marinha, descobri que o americano que me contratou percebeu que sorrir e estar bem com a vida e comigo mesmo foi um diferencial.
- Seja saudável: cuide da saúde com alimentação e peso adequado. Sua aparência faz parte da forma como as pessoas o julgam. Além disso, você será mais produtivo!
- Seja um Guru, um Expert: especialize-se, conheça a fundo sua área de atuação e sua função.
- Leia, leia e leia livros: acho que nem preciso comentar esse item.
- Não pare de estudar: MBA, Pós, cursos de especialização. Você não pode ficar obsoleto, precisa ser um “produto vendável”, sempre.
- Escreva (e fale) bem: atente para o Português. Aprenda técnicas de comunicação. Não cometa erros gramaticais.
- Conheça (bem) os seus números: Resultado! Meça e analise os números da sua área. Entenda-os.
- Tenha um mentor e seja um mentor.
- Atenda seu próprio telefone: Esteja disponível! Não complique a vida das pessoas que querem falar com você. Isso não o fará mais importante.
- Você é o responsável pela sua carreira: não espere que a empresa ou seu chefe, ou RH, tome as decisões e providências para você crescer. Escolha a empresa e a área que melhor contribua para a construção da sua carreira.
- Peça feedback, solicite revisão da sua performance.
- Faça “by the book”: honestidade, atitude, confiabilidade e transparência não possuem meio termo. Não se pode ficar “meio grávida”. Não existe “meio honesto”.
- Abrace as mudanças: Mudanças são as únicas coisas que sempre acontecerão.
- Cerque-se de pessoas talentosas e mais inteligentes que você.
- Aprenda a ouvir e não só escutar, mas não esqueça de perguntar os “Porquês”.
- Seja um “coach” para a sua equipe.
- Cuide das pessoas do seu time.
- Use MUITO as palavras “por favor” e “obrigado”. Nunca é demais!
- Não “se ache”; seja humilde, verdadeiramente. Saiba os seus pontos positivos e também o que você precisa melhorar.
- Entenda as diferenças das pessoas. Use essa diversidade. Trate-as com desigualdade, pois elas são diferentes umas das outras. Mapeei a forma de conversar com cada uma. Aprenda como os botões podem e devem ser apertados, sem manipulação!
- Participe das festas, mas não passe dos seus limites (beba com moderação…rs).
- Largue as emoções do lado de fora do prédio e, nunca escreva um e-mail se você estiver aborrecido.
- Seja diplomático, faça o jogo, sem se violentar.
- Nem sempre as suas decisões serão populares. Você é pago pelo resultado.
- Você não é a empresa! Ela pode demitir você a qualquer instante.
No primeiro dia como General Manager de uma empresa, escrevi os seguintes pontos para os meus “direct reports“:
Pessoas: Foco total.
Horários: Não cheguem fora do horário, mas também não fiquem me dizendo onde estão. Não vou servir de babá.
Não vou fazer o trabalho de vocês.
Vou suportá-los integralmente, em qualquer ajuda.
O brilho é de vocês. Gerente, chefe, não possuem brilho próprio! Só brilham se a equipe brilhar. Os méritos serão de vocês e eu sou o responsável se vocês errarem.
Fun: Divirtam-se muito! Trabalhem duro, mas também se divirtam!!!
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