Executar é a última fase de uma estratégia. E conseguir fazer uma execução efetiva é necessário para toda e qualquer organização nos tempos em que estamos vivendo. Visto isso, a FranklinCovey internacional desenvolveu, depois de anos de pesquisas, testes, aplicações e sucessos, a metodologia das 4 Disciplinas da Execução (4DX).
As 4 Disciplinas da Execução é uma solução que muitas grandes empresas integraram em seu dia a dia. A ideia de que essa metodologia fosse mudar apenas os resultados foi sendo esquecida à medida que o 4DX mudou toda a cultura da organização e transformou todos os usuários do método em pessoas altamente produtivas, eficazes e assertivas quando se trata de gerar efeitos para a empresa.
Quer saber mais de como as 4 Disciplinas da Execução podem melhorar de maneira estratosférica os resultados da sua organização? Então não pare agora! Boa leitura.
O que é execução efetiva e como ela ajuda a sua organização?
Execução efetiva é um conceito muito explorado pela FranklinCovey internacional, para introduzir o assunto de execução de estratégia. Mas execução efetiva realmente é aplicar de maneira eficaz uma boa estratégia.
Qualquer tipo de execução pode ser boa para a empresa, mas o que faz a total diferença entre ser bom e ser extraordinário é a maneira que as pessoas da organização se comportam. Outro fator importante é a maneira como elas assumem a responsabilidade de desenvolver compromissos que tenham a ver com os pontos de alavanque de resultados que a área em que eles atuam definiram.
Executar efetivamente é não focar em fazer o que está na estratégia, é fazer coisas que influenciem positivamente na meta. As 4 Disciplinas da Execução são peça chave na definição dessas metas e das medidas necessárias para alcançá-las.
As 4 Disciplinas da Execução
Você sabe exatamente o que sua organização deve fazer para alcançar as metas crucialmente importantes? Quais os passos que você precisa tomar para, não só alcançar, mas superá-las? E você sabe qual é o impacto que essas metas têm na empresa?
Se em alguma dessas perguntas a sua resposta foi “não” ou “não sei”, as 4 disciplinas da Execução deixam de ser importantes e se tornam essenciais para as suas equipes e organizações.
As 4 Disciplinas da Execução definem uma prioridade que é chamada de meta crucialmente importante (MCI) e o que é necessário fazer que vai impactar positivamente na MCI, que é conhecida como medida de direção (MD). A MCI não é eterna, ela pode ser modificada ao longo do tempo, pois metas são alcançadas e, às vezes, podem até perder o sentido para a organização.
Depois de muitas pesquisas, nós, da FranklinCovey, identificamos alguns problemas principais que prejudicam muito as grandes empresas quando se fala em execução. Esses problemas são:
1. Os gestores e as equipes não conhecem a meta
Nossas pesquisas mostram que apenas 15% dos colaboradores sabem quais são as metas mais importantes de sua organização, seja porque elas não existem ou porque elas são numerosas demais.
A importância de ter uma meta clara é extrema, e simplesmente tê-la escrita em algum lugar já pode ter um resultado absurdo.
Esse problema corresponde à primeira disciplina: Foque no Crucialmente Importante. Focar no Crucialmente Importante é estreitar o foco que você aplica no dia a dia para definir claramente o que deve ser feito ou nada do que for conquistado terá uma importância extrema.
2. As equipes não sabem como alcançar a meta
É grande o número de pessoas que não conhece as atividades críticas que mais contribuem para a conquista das metas da equipe.
Muitas pessoas sabem o que fazer quando se trata de seu trabalho padrão para manter a área em que trabalham rodando, mas não saem muito daquilo, só fazem o que já conhecem e não tentam coisas novas que geram um bom impacto — pois não entendem onde cada nova medida impacta.
Esse problema corresponde a segunda disciplina: Atue nas Medidas de Direção. 20% das atividades geram 80% dos resultados da organização. Por serem as ações mais preditivas da conquista da meta, as atividades 80/20 são identificadas e codificadas em práticas individuais.
3. Não existe um placar
Nossas pesquisas mostram que a maioria dos trabalhadores não sabe quais são os seus indicadores de sucesso mais importantes e não medem nem acompanham comportamentos específicos que levam à conquista das metas.
Ver onde a equipe está, de onde saíram e onde precisam chegar, dá a todos uma visão macro de como eles podem influenciar positivamente no resultado.
Esse problema corresponde à terceira disciplina: Mantenha um Placar Envolvente. As pessoas trabalham diferentemente quando existe um placar e elas podem ver os resultados! O placar tem como objetivo uma visão mais fácil e rápida da estratégia e o que podemos fazer de diferente para influenciar positivamente no resultado.
4. Não há prestação de contas
Nossas pesquisas mostram que menos de 10% das pessoas têm um encontro formal com seu gestor, ao menos uma vez ao mês, para discutir os progressos de suas metas.
Esse problema corresponde à quarta disciplina: Crie uma Cadência de Responsabilidade. Prestação de contas é uma forma de atualizar de maneira conjunta os números do placar da equipe e de assumir compromissos que possam cumprir com uma quantidade de tempo de 20% da sua semana de trabalho.
O que o 4DX te ajuda a alcançar?
As 4 Disciplinas da Execução são, além de um caminho para a sua estratégia dar certo, uma solução empresarial de extrema qualidade comprovada! Aqui estão alguns dos objetivos que podem ser alcançados pelas 4 disciplinas:
Implementação de alta qualidade
Implementação é uma das partes mais difíceis dos projetos, mas, com as 4 disciplinas, esse problema é diminuído. Isso acontece porque a implementação é muito baseada em mudança de comportamento e mudança de cultura na organização e essa é a especialidade da FranklinCovey!
Máximo engajamento do líder e da equipe
Obter o engajamento do líder e da equipe é um desafio que o 4DX consegue superar sem muitos problemas, pois não é algo chato e maçante de se aplicar. Esse engajamento é uma boa combinação de qualidade do trabalho com a qualidade de resultados.
Resultados sustentáveis nas metas
As metas crucialmente importantes (MCI) precisam ser alcançadas com compromissos diferentes que influenciam nas medidas de direção (MD). Com o acompanhamento e direcionamento de um dos nossos especialistas de implementação, esses compromissos vão impactar muito mais nas metas de maneira mais constante e sustentável.
Conclusão
Execução efetiva é utilizar as ferramentas necessárias para alcançar objetivos extraordinários, e as pesquisas da FranklinCovey apontam que essas 4 disciplinas são as que geram mais resultados.
No processo de escolha de meta, grandes ideias podem se perder e acabar sendo deixadas de lado naquele momento. Mas essas ideias podem voltar a ser focadas e definidas como a meta crucialmente importante da sua equipe.
Leu até aqui? Não pare agora! Continue lendo os nossos conteúdos únicos com temas como RH, liderança, execução, proatividade, educação, inovação, treinamento e desenvolvimento e muitos mais.
Gostou de saber mais sobre execução efetiva? Então, aproveite para entrar em contato conosco para que nós, com você, desenvolvamos um trabalho de execução para que a sua organização se destaque em resultados.
Deixe um comentário ou insight sobre o tema abordado