A Proatividade
Esse conceito originou-se no livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes.
Pessoas proativas focam naquilo que podem influenciar e não se preocupam com o que não podem. Ao contrário, pessoas reativas se focam em seu Círculo de Preocupação, deixando de perceber as coisas que podem realmente influenciar.
Uma pessoa reativa culpa a tudo e todos menos ela mesma, e uma pessoa proativa busca maneiras de resolver problemas por conta própria e amplia seu círculo de influência.
Círculo de Influência e Círculo de Preocupação.
Você pode classificar situações e circunstâncias em duas categorias: coisas que você pode influenciar através de escolhas (Círculo de Influência) e coisas que podem lhe dizer respeito, mas sobre as quais você tem pouca ou nenhuma influência (Círculos de Preocupação).
Quando olhamos para o que se encontra dentro de nosso Círculo de Preocupação, fica claro que existem situações sobre as quais não temos controle efetivo (Clima, trânsito, crise econômica e etc.) e outras em que podemos interferir (Reduz gastos em momentos de crise, estudar, desenvolver um novo negócio e etc.). Ao determinar em qual dos dois círculos concentramos a maior parte do nosso tempo e nossa energia, podemos descobrir muito sobre nosso grau de proatividade.
As pessoas proativas concentram seus esforços no Círculo de Influência.
Eles mexem com aquilo que podem modificar, a natureza de sua energia é positiva, engrandecedora e ampla, o que leva ao aumento do Círculo de Influência.
As pessoas reativas, por outro lado, concentram os esforços no Círculo de Preocupação, seu foco recai na fraqueza dos outros, nos problemas do meio ambiente, nas circunstâncias que fogem a seu controle. Este foco resulta em atitude acusatórias e lamentações, linguagem reativa, provoca o encolhimento do Círculo de Influência.
Enquanto trabalhamos no âmbito do nosso Círculo de Preocupação, permitimos que os elementos pertinentes a ele nos controlem. Não tomamos as iniciativas proativas necessárias para provocar mudanças positivas.
Expandir o círculo de influência
“É inspirador perceber que ao escolhermos nossa reação a uma circunstância afetamos intensamente essa mesma circunstância. Quando modificamos parte da fórmula química, alteramos a natureza do resultado.” – Stephen R. Covey.
O trabalho é constante, e aumentar o círculo de influência deve ser uma prática diária.
2 práticas para expandir seu Círculo de Influência
1 – Estude e se desenvolva
Estudar constantemente ajuda muito a expandir seu Círculo de Influência, pois quanto mais conhecimento, mais controle você terá sobre situações de estresse e que você normalmente não poderia interferir.
2 – Administre melhor as suas relações
Comece a cuidar das relações que você já possui, procure manter amizades e conseguir novas. Pratique a escuta empática e procure primeiro compreender para depois ser compreendido.
Saiba mais
Gostou de ler sobre Círculo de Influência? Quer saber um pouco mais? Acesse agora mesmo a página dos 7 Hábitos 4.0 e descubra mais sobre o nosso conteúdo.
Deixe um comentário ou insight sobre o tema abordado