Focalize naquilo que pode influenciar - FranklinCoveyFranklinCovey
8-erros-800x600
Os oito erros mais comuns que líderes cometem usando acordos de desempenho
18 de outubro de 2016
sua-vida-emocional-funcao-fraquezas-outras-pessoas
Sua vida emocional é uma função das fraquezas de outras pessoas
25 de outubro de 2016
Mostrar tudo

Focalize naquilo que pode influenciar

focalize-naquilo-pode-influenciar

Você pode classificar situações e circunstâncias em duas categorias: coisas que você pode influenciar através de escolhas (Círculo de Influência) e coisas que podem lhe dizer respeito, mas sobre as quais você tem pouca ou nenhuma influência (Círculos de Preocupação).

Pessoas proativas focam naquilo que podem influenciar e não se preocupam com o que não podem. Ao contrário, pessoas reativas se focam em seu Círculo de Preocupação, deixando de perceber as coisas que podem realmente influenciar.

Quando olhamos para o que se encontra dentro de nosso Círculo de Preocupação, fica claro que existem situações sobre as quais não temos controle efetivo e outras em que podemos interferir.

Ao determinar em qual dos dois círculos concentramos a maior parte do nosso tempo e nossa energia, podemos descobrir muito sobre nosso grau de proatividade.

focalize-naquilo-pode-influenciar-grafico
As pessoas proativas concentram seus esforços no Círculo de Influência. Eles mexem com aquilo que podem modificar, a natureza de sua energia é positiva, engrandecedora e ampla, o que leva ao aumento do Círculo de Influência.

As pessoas reativas, por outro lado, concentram os esforços no Círculo de Preocupação, seu foco recai na fraqueza dos outros, nos problemas do meio ambiente, nas circunstâncias que fogem a seu controle.

Este foco resulta em atitude acusatórias e lamentações, linguagem reativa, provoca o encolhimento do Círculo de Influência.

Enquanto trabalhamos no âmbito do nosso Círculo de Preocupação, permitimos que os elementos pertinentes a ele nos controlem. Não tomamos as iniciativas proativas necessárias para provocar mudanças positivas.

focalize-naquilo-pode-influenciar-grafico2

Deixe um comentário e compartilhe!