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Monsanto

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Monsanto utiliza os treinamentos da Franklincoveypara manter seus funcionários focados e mais felizes

Segmento Agricola

Ouvir as necessidades de mais de mil funcionários todos os anos é a forma que a Monsanto, pioneira no desenvolvimento de produtos na área agrícola, mantém para que seus profissionais se tornem cada vez mais capacitados em suas funções e, conseqüentemente, executem suas atividades com êxito. “Não trabalhamos com treinamentos direcionados a áreas ou departamentos específicos.

Focamos e treinamos o indivíduo, pois pessoas da mesma área nem sempre têm as mesmas necessidades”, afirma Fernanda Bergoundian, 29, consultora interna de RH.

Para isso, a empresa mantém, desde 2003, a Academia Monsanto, na qual oferece um sistema integrado de treinamentos. “Aqui na Monsanto, existe um ciclo que é chamado de DPR – Developing Performance Rewards, no qual, todo começo de ano fiscal, fazemos um documento onde estabelecemos nossas metas para o ano. Neste documento deve conter também metas para o nosso desenvolvimento pessoal, portanto, cada funcionário deve inserir quais competências julga necessárias desenvolver esse ano. Estes documentos são avaliados pelo departamento de Recursos Humanos, que gera um relatório para verificar quais tipos de treinamentos são prioridades naquele ano e implementa na Academia Monsanto”, complementa Fernanda, que também coordena treinamento e desenvolvimento na Academia Monsanto.

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes foi solicitado, logo no início, pelos principais líderes da companhia – que já haviam tido contato com o livro e conheciam Stephen Covey – e expandido para todo o Brasil após o sucesso da turma de São Paulo. “No primeiro ano da Academia, não havia ainda o DPR, então ouvimos os principais executivos de liderança para avaliar quais competências seriam interessantes de serem desenvolvidas. Como resultado, surgiu a necessidade de implementação do Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, afirma. Segundo a consultora, os feedbacks recebidos da liderança foram incríveis. “A clareza do círculo de influência foi o que os executivos mais destacaram. Passaram a dar mais importância para questões como atuar no dia-a-dia sempre levando em consideração os princípios e trabalhar dentro do círculo de influência, minimizando o stress, sem pensar nas coisas que estão fora do seu controle. Foram alertados também de que trabalhar de acordo com os seus princípios é o que fará de cada um deles e de sua equipe, pessoas mais felizes”, ressalta Fernanda.

Já o treinamento Foco – Atingindo suas maiores Prioridades, foi implementado na empresa e aberto para todos os funcionários, após a conclusão de que todos os funcionários têm que saber como priorizar suas tarefas e gerenciar seu tempo. “Após o Foco, os funcionários começaram a ficar um pouco mais conscientes de como o dia deles pode sair do foco, se não priorizarem suas tarefas e passaram a notar que coisas não importantes nem urgentes têm o poder de tirar seu foco sem necessidade”, finaliza Fernanda.

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