O lugar onde devemos começar a construir qualquer relacionamento é dentro de nós mesmos, de nosso círculo de influência e de nosso próprio caráter. Quando nos tornamos independentes – proativos, centrados em princípios corretos, orientados por valores e capazes de organizar e executar as atividades em torno das prioridades da nossa vida com integridade – podemos escolher tornar-nos interdependentes: capazes de formar relacionamentos produtivos e duradouros com outras pessoas.
Os três traços do caráter apresentados a seguir são essenciais à grandeza primordial.
- Integridade. À medida que identificamos claramente nossos valores e organizamos e executamos as atividades proativamente em torno das prioridades, desenvolvemos tanto a autoconsciência quanto o valor pessoal ao assumirmos e cumprirmos promessas e compromissos significativos. Se não pudermos fazer isso, nossa palavra torna-se inexpressiva.
- Maturidade. Se uma pessoa consegue expressar seus sentimentos e suas convicções equilibrando coragem com consideração pelos sentimentos e as convicções dos outros, ela é considerada madura. Se carecer de maturidade inferior e força emocional, a pessoa pode tentar extrair força da sua posição, de seu poder, suas credenciais, seu tempo de experiência ou suas associações.
- Mentalidade de abundância. A mentalidade de abundância – a ideia de que existe bastante para todo mundo – emana de um profundo sentimento de valor e segurança pessoais. Ela resulta no compartilhamento de lucros, reconhecimento e responsabilidade. Abre novas opções e alternativas criativas. Essa mentalidade externa a alegria e a realização pessoais. Reconhece possibilidades ilimitadas para a interação positiva, o crescimento e o desenvolvimento.
Ao oferecermos boa vontade aos outros, recebemos em troca mais boa vontade. Ao apoiarmos as pessoas e acreditarmos em sua capacidade de crescer e melhorar, ao abençoarmos, mesmo quando nos rogam pragas ou nos julgam – incorporamos a grandeza primordial à nossa personalidade e ao nosso caráter.
Deixe um comentário ou insight sobre o tema abordado