• All Access Pass
  • Todas as Soluções
    • Desenvolvimento de Liderança
      • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
      • Os 7 Hábitos para Gestores®
      • Aplicação dos 7 Hábitos
      • Os 7 Hábitos – Fundamentos
      • Abrace a Diversidade
      • Os 4 Papéis Essenciais do Líder
      • As 6 Práticas Críticas na Liderança de Equipes
      • Descubra o Porquê
    • Soluções de Execução
      • As 4 Disciplinas da Execução®
      • Sistema Operacional 4DX
    • Aumentando Produtividade
      • As 5 Escolhas para uma produtividade Extraordinária®
      • Gerenciamento de Projetos®
      • Foco em Mim
      • Fundamentos da Gestão do Tempo
    • Construindo Confiança
      • Liderando na Velocidade da Confiança®
      • A Velocidade da Confiança: Fundamentos
    • Soluções de Lealdade de Clientes
      • Liderando a Lealdade de Clientes
      • Conquistando a Lealdade dos Clientes: Os 7 Hábitos do Atendimento ao cliente Excepcional
    • Desempenho de Vendas
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Abastecendo seu Pipeline
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Qualificando Oportunidades
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Fechando Vendas
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Como Funciona
    • Faculdade FranklinCovey
    • Política de Privacidade
  • Blog
  • Agenda
  • Contato
FranklinCovey Brasil FranklinCovey Brasil FranklinCovey Brasil FranklinCovey Brasil
  • All Access Pass
  • Todas as Soluções
    • Desenvolvimento de Liderança
      • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
      • Os 7 Hábitos para Gestores®
      • Aplicação dos 7 Hábitos
      • Os 7 Hábitos – Fundamentos
      • Abrace a Diversidade
      • Os 4 Papéis Essenciais do Líder
      • As 6 Práticas Críticas na Liderança de Equipes
      • Descubra o Porquê
    • Soluções de Execução
      • As 4 Disciplinas da Execução®
      • Sistema Operacional 4DX
    • Aumentando Produtividade
      • As 5 Escolhas para uma produtividade Extraordinária®
      • Gerenciamento de Projetos®
      • Foco em Mim
      • Fundamentos da Gestão do Tempo
    • Construindo Confiança
      • Liderando na Velocidade da Confiança®
      • A Velocidade da Confiança: Fundamentos
    • Soluções de Lealdade de Clientes
      • Liderando a Lealdade de Clientes
      • Conquistando a Lealdade dos Clientes: Os 7 Hábitos do Atendimento ao cliente Excepcional
    • Desempenho de Vendas
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Abastecendo seu Pipeline
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Qualificando Oportunidades
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Fechando Vendas
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Como Funciona
    • Faculdade FranklinCovey
    • Política de Privacidade
  • Blog
  • Agenda
  • Contato

As Pessoas Não São Coisas

Home Gestão e Administração As Pessoas Não São Coisas
As Pessoas Não São Coisas

Nos tempos atuais muitos líderes não estão preparados psicologicamente para lidar com a liderança de pessoas, eles não entendem como podem atingir seus resultados sem serem duros e destrutivos no seu ambiente de trabalho.

Muitos líderes, também, interagem com seus subordinados com se eles fossem objetos apenas lá para realizar uma simples função e não exigem proatividade de seus subordinados, e pessoas não são coisas, nem objetos.

 

O convívio eficaz

Muitas pessoas fazem, as vezes sem perceber, uma objetificação das pessoas ao seu redor, as comparando com objetos ou até mesmo com seus cargos.

A comparação mais visível é a de um líder e seus subordinados, muitas vezes o líder não vê uma pessoa, ele simplesmente vê uma função, um cargo. Isso gera muitos problemas para os dois lados. O resultado será ruim para com os resultados da empresa assim como para a vida particular das pessoas tratadas desse jeito.

Um líder que trata seus colaboradores como objetos não conseguirá mudar seus resultados. É preciso compreender seus colaboradores, entender as suas fraquezas e suas forças e ajustar suas estratégias, ou trabalhar nas pessoas para que eles se adequem a estratégia definida.

Para se desenvolver na área do convívio eficaz entre líder e colaborador e preciso seguir algumas “regras”.

3 Regras do convívio eficaz

1. Procure Primeiro Compreender os seus colaboradores

Pessoas não são iguais, todas precisam ser ouvidas e entendidas, cada uma pode ter insights poderosos para auxiliar no desenvolvimento da empresa, e nessas conversas você pode até perceber as forças e fraquezas de cada um.

2. Saiba que pessoas não são descartáveis

Toda pessoa pode ser moldada, não precisa ser descartada de vez quando você vê que ela tem alguma dificuldade. Todos os colaboradores podem aprender com os erros e desenvolver formar de não errar mais. Saiba apostar tempo em talentos para que se destaquem no futuro.

3. Trabalhe suas relações

Não é preciso necessariamente virar o melhor amigo(a) dos seus colaboradores, mas crie uma conexão, seja companheiro não seja apenas mais um chefe. Ouça seus companheiros ajude-os a superar os desafios deles e não tenha medo de pedir ajuda para superar os seus.

Seguindo essas 3 regras você alcançará um nível de sinergia maior com a sua equipe e poderá desenvolver melhor suas estratégias e executar melhor suas funções.

Conclusão

As pessoas mudam constantemente, não são como máquinas, pessoas tem sentimentos, vontades, sonhos e capacidade de se desenvolver. Trabalhe com seus colaboradores e desenvolva as habilidades deles.

Não pare de ler agora! Continue lendo e se aprofunde mais nos nossos conteúdos! Clique em um dos textos abaixo.

Deixe um comentário ou insight sobre o tema abordado

Share

Categorias

  • Carreira
  • Estudos de Caso
  • Gestão e Administração
  • Podcast
  • Tecnologia e Inovação
  • Todos os Artigos
  • Treinamento e Desenvolvimento

Siga-nos

Assine a Newsletter





INFORMAÇÕES CORPORATIVAS

  • Quem somos
  • Política de privacidade

SIGA-NOS

  • Twitter
  • Facebook
  • Linkedin


FC BRASIL CONSULTORIA E REPRESENTACOES LTDA
CNPJ 03.736.621/0001-26

© Copyright 2019. FranklinCovey Brasil. Todos os direitos reservados.

  • All Access Pass
  • Todas as Soluções
    • Desenvolvimento de Liderança
      • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
      • Os 7 Hábitos para Gestores®
      • Aplicação dos 7 Hábitos
      • Os 7 Hábitos – Fundamentos
      • Abrace a Diversidade
      • Os 4 Papéis Essenciais do Líder
      • As 6 Práticas Críticas na Liderança de Equipes
      • Descubra o Porquê
    • Soluções de Execução
      • As 4 Disciplinas da Execução®
      • Sistema Operacional 4DX
    • Aumentando Produtividade
      • As 5 Escolhas para uma produtividade Extraordinária®
      • Gerenciamento de Projetos®
      • Foco em Mim
      • Fundamentos da Gestão do Tempo
    • Construindo Confiança
      • Liderando na Velocidade da Confiança®
      • A Velocidade da Confiança: Fundamentos
    • Soluções de Lealdade de Clientes
      • Liderando a Lealdade de Clientes
      • Conquistando a Lealdade dos Clientes: Os 7 Hábitos do Atendimento ao cliente Excepcional
    • Desempenho de Vendas
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Abastecendo seu Pipeline
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Qualificando Oportunidades
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Fechando Vendas
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Como Funciona
    • Faculdade FranklinCovey
    • Política de Privacidade
  • Blog
  • Agenda
  • Contato
7 Hábitos Online

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento online que ocorrerá entre os dias 19 e 20 de novembro, por favor preencha:

Nome:
Empresa:
Telefone:
Cidade:
e-mail:

6 Práticas Online

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento online que ocorrerá entre os dias 17 de setembro, por favor preencha:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

ONLEADERSHIP TOUR

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento online que ocorrerá no dia 22 de outubro, por favor preencha:

Nome:
Empresa:
Telefone:
Cargo:
e-mail:

ONLEADERSHIP TOUR

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento online que ocorrerá no dia 3 de setembro, por favor preencha:

Nome:
Empresa:
Telefone:
Cargo:
e-mail:

7 Hábitos Online

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento online que ocorrerá entre os dias 22 à 24 de setembro, por favor preencha:

Nome:
Empresa:
Telefone:
Cidade:
e-mail:

7 Hábitos Online

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento online que ocorrerá entre os dias 19 à 21 de agosto, por favor preencha:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

7 Hábitos Online

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento online que ocorrerá entre os dias 22 à 24 de julho, por favor preencha:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

7 Hábitos Online

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento online que ocorrerá entre os dias 17 à 19 de junho, por favor preencha:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

INDAIATUBA (SP)

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento que ocorrerá em Indaiatuba, 28 de março e 4 de abril, por favor preencha:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

BELÉM (PA)

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento que ocorrerá em Belém, 5 e 6 março, por favor preencha:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

SALVADOR (BA)

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento que ocorrerá em Salvador, dias 12 e 13 de fevereiro, por favor preencha:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

SÃO PAULO (SP)

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento que ocorrerá em São Paulo, 14 e 15 de abril, por favor preencha:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

SÃO PAULO (SP)

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento que ocorrerá em São Paulo, 11, 12 e 13 março, por favor preencha:

Nome:
Empresa:
Telefone:
Cargo:
e-mail:

SÃO PAULO (SP)

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento que ocorrerá em São Paulo, 28 de abril, por favor preencha:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

SÃO PAULO (SP)

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento que ocorrerá em São Paulo, 31 de março, por favor preencha:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

SÃO PAULO (SP)

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento que ocorrerá em São Paulo, 14, 15 e 16 de fevereiro, por favor preencha:

Nome:
Empresa:
Telefone:
Cargo:
e-mail:

MODELO

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento que ocorrerá em Caxias do Sul, dia 17 de outubro, por favor preencha:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Erma Bombeck

Reflexões de Erma Bombeck

“Se eu tivesse minha vida para viver”, escrita por Erma Bombeck perto do fim de sua vida, detalha os valores que Bombeck gostaria de ter guiado suas decisões diárias. Se você estivesse chegando ao fim da sua vida e estivesse escrevendo isso, o que incluiria? Use essas idéias para criar sua declaração de missão.

Se eu tivesse a minha vida para viver, eu teria falado menos e ouvido mais. Eu teria convidado amigos para jantar, mesmo que o carpete estivesse manchado e o sofá desbotado. Eu teria comido a pipoca na “boa” sala de estar e me preocuparia muito menos com a sujeira quando alguém quisesse acender um fogo na lareira. Eu teria tido tempo para ouvir o meu avô falando sobre sua juventude. Eu nunca teria insistido que as janelas do carro estivessem fechadas em um dia de verão porque eu tinha acabado de fazer meu cabelo. Eu teria acendido a vela esculpida como uma rosa antes que ela derretesse guardada. Eu teria sentado no gramado com meus filhos e não me preocupado com a sujeira. Eu teria chorado e rido menos assistindo a televisão – e mais enquanto assistia à vida. Eu teria compartilhado mais a responsabilidade com meu marido. Eu teria ido para a cama quando estivesse doente, em vez de fingir que a Terra pararia se eu não estivesse presente naquele dia. Eu nunca teria comprado nada só porque era prático, não manchasse ou porque tinha garantia de durar a vida toda. Em vez de desejar nove meses de gravidez, teria apreciado cada momento e percebido que a admiração que crescia dentro de mim era a única chance na vida de ajudar Deus em um milagre. Quando meus filhos me beijassem, eu nunca teria dito: “Mais tarde. Agora vá se lavar para o jantar.” Teria sido mais “eu te amo” .. Mais “me desculpe” … Mas principalmente, se eu tivesse mais um pouco de vida, eu aproveitaria cada minuto … olharia para ela e realmente a veria … viveria isso … e nunca a devolveria.

Ben Franklin

Valores de governo de Ben Franklin

Às vezes, uma declaração de missão pode ser uma lista concisa de valores, definida em suas próprias palavras. Leia a lista de valores e definições de Benjamin Franklin para ver se eles geram ideias para a sua própria declaração de missão.

Temperança: não coma a exaustão; não beba pra se alterar.

Silêncio: não fale, a não ser que isso beneficie outros ou a você mesmo; evite conversas insignificantes.

Ordem: Deixe todas as suas coisas terem seus lugares; deixe cada parte do seu negócio ter seu tempo.

Resolução: Decida fazer o que você deveria; execute sem falhar o que você decide.

Frugalidade: Não faça nenhum gasto, senão fizer o bem aos outros ou a você mesmo; ou seja, não desperdice nada.

Indústria: não perca tempo; esteja sempre empregado em algo útil; corte todas as ações desnecessárias.

Sinceridade: não use nenhum termo ofensivo; pense de forma inocente e justa e, se falar, fale apropriadamente.

Justiça: Não erre prejudicando alguém, ou se omitindo de fazer o bem, que são seu dever.

Moderação: Evite extremos; abstenha-se de ressentir ofensas tanto quanto você acha que eles merecem.

Limpeza: Não tolere a impureza no corpo, roupas ou habitação.

Tranquilidade: Não se preocupe com ninharias, ou com acidentes comuns ou inevitáveis.

Castidade: Rarely use venery but for health or offspring, never to dullness, weakness, or the injury of your own or another’s peace or reputation.

Ludvig van Beethoven

O grande coro de Beethoven

Em um dos períodos mais difíceis de sua vida, Ludwig van Beethoven compôs o que a maioria diria ser sua maior sinfonia. Sua “Ode à Alegria” da Nona Sinfonia foi e sempre será o coro da vida de Beethoven.

Mahatma Gandhi

A missão de Gandhi

A missão de Mahatma Gandhi é capturada em uma pequena lista de declarações. Você pode criar sua missão neste estilo, iniciando cada frase com “eu devo” ou “eu vou”.

Que o primeiro ato de todas as manhãs seja fazer a seguinte resolução para o dia:
Não temerei ninguém na Terra.
Eu temerei somente a Deus.
Não suportarei mal a ninguém.
Não me submeterei à injustiça de ninguém.
Eu conquistarei a inverdade pela verdade.
E, resistindo à inverdade, suportarei todo o sofrimento.

Martin Luther King

O sonho de Dr. Martin Luther King Jr.

Leia ou ouça o famoso discurso do Dr. King, proferido em 1963 a partir dos degraus do Memorial Lincoln em Washington, DC Se você fosse fazer um discurso que começasse com as palavras “Eu tenho um sonho”, o que seria ? Veja se o sonho do Dr. King lhe dá alguma idéia para sua declaração de missão.

“Eu tenho um sonho”

… eu digo a vocês hoje, meus amigos. Eu tenho um sonho que um dia essa nação levantar-se-á e viverá o verdadeiro significado da sua crença: “Consideramos essas verdades como auto-evidentes que todos os homens são criados iguais.”

Eu tenho um sonho que um dia, nas montanhas rubras da Geórgia, os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos descendentes de donos de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da fraternidade.

Eu tenho um sonho que um dia mesmo o estado do Mississippi, um estado desértico sufocado pelo calor da injustiça, e sufocado pelo calor da opressão, será transformado num oásis de liberdade e justiça.

Eu tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor da pele, mas pelo conteúdo do seu caráter. Eu tenho um sonho hoje.

Eu tenho um sonho que um dia o estado do Alabama, com seus racistas cruéis, cujo governador cospe palavras de “interposição” e “anulação”, um dia bem lá no Alabama meninos negros e meninas negras possam dar-se as mãos com meninos brancos e meninas brancas, como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje.

Eu tenho um sonho que um dia “todos os vales serão elevados, todas as montanhas e encostas serão niveladas; os lugares mais acidentados se tornarão planícies e os lugares tortuosos se tornarão retos e a glória do Senhor será revelada e todos os seres a verão conjuntamente”.

Essa é a nossa esperança. Essa é a fé com a qual eu regresso ao Sul. Com essa fé nós poderemos esculpir na montanha do desespero uma pedra de esperança. Com essa fé poderemos transformar as dissonantes discórdias do nosso país em uma linda sinfonia de fraternidade.

Com essa fé poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos, ser presos juntos, defender a liberdade juntos, sabendo que um dia haveremos de ser livres. Esse será o dia, esse será o dia quando todos os filhos de Deus poderão cantar com um novo significado:

Meu país é teu, doce terra da liberdade, de ti eu canto.

Terra onde morreram meus pais, terra do orgulho dos peregrinos, que de cada lado das montanhas ressoe a liberdade!

E se a América quiser ser uma grande nação, isso tem que se tornar realidade.

E que a liberdade ressoe então do topo das montanhas mais prodigiosas de Nova Hampshire.

Que a liberdade ressoe das poderosas montanhas de Nova Iorque.

Que a liberdade ressoe das elevadas montanhas Allegheny da Pensilvânia.

Que a liberdade ressoe dos cumes cobertos de neve das montanhas Rochosas do Colorado.

Que a liberdade ressoe dos picos curvos da Califórnia.

Mas não só isso; que a liberdade ressoe da montanha Stone da Geórgia.

Que a liberdade ressoe da montanha Lookout do Tennessee.

Que a liberdade ressoe de cada montanha e de cada pequena elevação do Mississippi. Que de cada encosta a liberdade ressoe.

E quando isso acontecer, quando permitirmos que a liberdade ressoe, quando a deixarmos ressoar de cada vila e cada lugar, de cada estado e cada cidade, seremos capazes de fazer chegar mais rápido o dia em que todos os filhos de Deus, negros e brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão dar-se as mãos e cantar as palavras da antiga canção espiritual negra:

Finalmente livres! Finalmente livres!

Graças a Deus Todo Poderoso, somos livres, finalmente.”