8b107da12bcbaabcfcd05352d62458e1
A perseverança é mais do que uma qualidade, é um princípio
18 de agosto de 2016
empresa-toxica-600x800
O que torna uma empresa tóxica?
14 de setembro de 2016
Mostrar tudo

3 passos para encontrar paz e produtividade em seu local de trabalho

3passos-encontrar-paz-800x600

Um escritório bagunçado e desorganizado pode sugar a energia, sobrecarregar o cérebro e reduzir a produtividade de seus ocupantes. Conheça 3 passos que o ajudarão a aplicar um processo comprovadamente eficaz para trazer a paz e a produtividade de volta ao seu local de trabalho.

 

PASSO 1.

IDENTIFICAR O QUE ESTÁ FUNCIONANDO E O QUE NÃO ESTÁ3passos-encontrar-paz-1

Pare e analise seu local de trabalho. Identifique o que está funcionando e o que não está. Por exemplo, pode ser que você esteja satisfeito com sua bandeja de entrada e saída de documentos, embora seus arquivos estejam uma bagunça. Você pode gostar da maioria dos móveis de seu escritório, mas achar sua cadeira desconfortável. Reflita e anote suas respostas diante estas duas perguntas:

O que está funcionando?

O que não está funcionando?

 

 

PASSO 2.

CRIAR UM MAPA BASEADO EM ZONAS DE ATIVIDADES3passos-encontrar-paz-2

Crie um uma planilha para obter uma visão aérea de seu local de trabalho, organizado com base em zonas de atividade.

 

 

 

 

PASSO 3.

ORGANIZE-SE UTILIZANDO A FÓRMULA S.P.A.C.E3passos-encontrar-paz-3

SEPARE: Não importa o que você está organizando – documentos, materiais de escritório ou cartões de visitas. Comece agrupando os itens similares para ter uma noção de tudo que você tem. Abra espaço no chão. Comece em um canto e aproveite toda a área do escritório, colocando cada item em uma categoria.

PASSE UM PENTE FINO: Agora vá a pilha revisando os conteúdos. A cada item, pergunte-se: “Eu preciso disto? Preciso disto para fazer meu trabalho? ” Se a resposta a alguma dessas perguntas for sim, guarde o item. Do contrário, elimine-o. A maioria das pessoas costuma consultar sempre os mesmos 20% de tudo o que guarda.

ATRIBUA UM LUGAR: Decida precisamente onde vai guardar cada categoria dos itens mantidos. Seja específico (a) – que prateleira, que gaveta, que armário? Ao atribuir esses lugares, tenha em mente a frequência de uso, a facilidade de acesso e uma sequência lógica.

COLOQUE EM RECIPIENTES: Utilizando recipientes, você consegue personalizar e simplificar seu sistema. Crie um código visual adotando pastas de diferentes cores para diferentes categorias, e divisores de gavetas para separar as canetas dos lápis e os clipes de papel dos elásticos de borracha, facilitando seu acesso. Coloque etiquetas em um local visível nas pastas, gavetas e recipientes para ajudá-lo a lembrar-se do lugar certo de cada coisa.

EQUALIZE: Uma vez implantado o sistema, crie um programa de manutenção simples. Encerre o dia colocando cada coisa em seu devido lugar; com isso, quando você retornar ao escritório na manhã seguinte, poderá começar a trabalhar imediatamente.

Deixe um comentário e compartilhe!