Seja um Líder Diferenciado com 4 dicas simples e essenciais - FranklinCoveyFranklinCovey
O Poder da Comunicação
21 de julho de 2015
FranklinCovey promove Painel de Debate sobre a importância de organizações restabelecerem a confiança como um princípio básico de operação e filosofia de gestão.
4 de agosto de 2015
Mostrar tudo

Seja um Líder Diferenciado com 4 dicas simples e essenciais

Por Maurício Marchesani


No mundo atual globalizado e na era do conhecimento, o clamor pela grandeza organizacional é cada vez maior. Desempenho financeiro sustentável, clientes extremamente leais, colaboradores comprometidos e contribuição diferenciada— essas são as características das organizações verdadeiramente grandes!Portanto, é essencial que tenhamos  um alinhamento organizacional bem estruturado para podermos reduzir o tempo gasto com coisas irrelevantes  e conquistar  resultados sustentáveis.
Em um estudo feito pela Harvard Business Review, pesquisadores concluíram que a maior parte dos gerentes são muito ocupados. Existe uma  percepção de que a ocupação improdutiva é um risco  para seus gerentes.
90% dos líderes estão tipicamente cheios de distrações no seu dia a dia ou desengajados com os objetivos chaves organizacionais, e realizam diversas atividades que se confundem em movimentação frenética. Em outras palavras, somente 10% despendem seu tempo de maneira planejada e comprometida.
Seguem 4 dicas para melhorar este cenário e nos tornarmos líderes diferenciados, alinhados com os objetivos da empresa:
1.       Devem primeiro decidir o que precisam alcançar e depois trabalhar  para:gerenciar o ambiente – buscar recursos, desenvolver contatos, aperfeiçoar habilidades, ampliar sua influência e para isso devem  Inspirar Confiança na equipe, isto é, para construir a credibilidade de um líder para que as pessoas confiem neles em todos os momentos. E para chegar neste nível de confiança eles têm que trabalhar 4 aspectos:
  Corrigir seus erros – pedir desculpas prontamente, ser humilde e não acobertar as falhas.
  Enfrentar a realidade –abordar os temas de frente e lidar com as questões difíceis sem fazer rodeios além de  ter coragem  de iniciar as conversas sem fugir dos verdadeiros problemas.
  Melhorar sempre –criando sistemas de feedback formais e informais, aprimorando-se continuamente e adquirindo sempre novas habilidades.
  Entregar resultados –criar um histórico de resultados sempre fazendo a coisa certa atentando-se aos prazos e orçamentos. Não invente desculpas quando não alcançar os resultados.
Fazer as coisas de maneira planejada  antes de começar a semana e ter em mente esse 4 pontos vai fazer com que tenha uma semana mais produtiva.
2.       Em segundo lugar devem Esclarecer Propósitos
2.Definir um propósito claro e convincente que motivam as pessoas a oferecerem o seu melhor para alcançá-lo. Saber o que esperar de cada membro da equipe  – praticando a responsabilidade  e então  responsabilizar a equipe e ser claro ao comunicar como está o seu próprio desempenho e o desempenho dos outros. Criar transparência de maneira a dizer sempre a verdade de uma maneira que as pessoas possam comprová-las. Não oculte informações. Quando a equipe tem um propósito claro fica mais fácil focar no que é importante e fazer com que as atividades retornem ao caminho certo evitando as distrações.
3.       O terceiro ponto é Alinhar Sistemas
3.Crie sistemas eficazes que suportem os propósitos e as metas da organização, permitindo que as pessoas deem o melhor de si, trabalhando independente de você, e que permaneçam mesmo quando há mudança de liderança. Precisa existir um sistema  onde os membros da equipe possam assumir  responsabilidade por algo diferente e importante naquela semana que vai impactar e mover o resultado da equipe. Fale sempre as coisas de maneira franca e demonstre respeito.
4.       Libere Talentos é o quarto ponto
4.Desenvolver uma equipe de sucesso, no qual, o talento único de seus componentes influencie o resultado de suas performances, superando expectativas e encorajando a responsabilidade e o crescimento. Com isso os líderes poderão motivar a equipe fazendo com que cada membro possa fazer o seu melhor, demonstrando lealdade e confiança.  Poder organizar em sua agenda um tempo para ter conversas de valor com membros de sua equipe,  desenvolver valores e promover os potenciais, além de, contribuir  para liberar caminhos para que eles possam se desenvolver. Esta prática é o que chamamos de Pedra Grande, algo muito importante e que deve ser feito naquele dia.

Deixe um comentário e compartilhe!