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Os cinco elementos-chave do acordo de desempenho

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A visão compartilhada, a missão, e as declarações de valor são, essencialmente, acordos de desempenho de ganho mútuo para as empresas.

Como você pode criar esses acordos? Basta sentar-se com um dos chefes, com alguém diretamente subordinado a você ou com um colega de trabalho, examinar o processo de cinco passos e alcançar um entendimento com relação a cada elemento.

  1. Especifique os resultados desejados. O que estamos tentando fazer? Que desfechos queremos obter? Que resultados qualitativos estamos buscando? Qual a produção almejada? Que crescimento queremos criar nas pessoas?

Os resultados desejados são a “visão compartilhada” do acordo, a declaração do que é importante e do que é principal.

  1. Estabeleça diretrizes. Quais são os parâmetros? Que valores, políticas, leis, ética, limites e níveis de iniciativa se aplicam à busca dos resultados desejados?

Especifique o que é inaceitável, o que requer cuidado e o que não deve ser feito. Isso deixa todas as outras possibilidades abertas para o indivíduo ou a equipe.

  1. Identifique os recursos. Com o que temos de trabalhar? Que orçamentos, sistemas e pessoas estão disponíveis no futuro. Muitos recursos adicionais podem ser descobertos por pessoas proativas que exercem a iniciativa, a criatividade e o pensamento empreendedor.
  2. Defina o acompanhamento. Como podemos avaliar nosso progresso? Como prestamos conta do que estamos fazendo? Como podemos medir os resultados?

O acompanhamento inclui a autoavaliação, usando informações dos stakeholders e a contabilidade financeira. Você não está apenas dizendo: “Acho que fiz um bom trabalho. ” Você tem informações objetivas e o feedback enviado regularmente pelos stakeholders. Você avalia seu desempenho em função dos resultados desejados especificados no acordo. As pessoas precisam ser consideradas responsáveis não apenas pelo que produzem, mas também pela competência com a qual mantém e aprimoram a capacidade necessária para produzir os resultados desejados.

  1. Determine as consequências. Por que estamos tentando fazer isso? Quais são as consequências naturais e lógicas de alcançar ou não alcançar os resultados desejados?
  • As consequências lógicas estão relacionadas com a sua remuneração, o âmbito da sua função ou do seu cargo, privilégios, oportunidades de promoção, de treinamento e desenvolvimento, redução ou aumento da gestão ou controle, disciplina e outros fatores.
  • As consequências naturais estão relacionadas com o que acontece naturalmente se você alcançar ou não os efeitos desejados. Você perde uma fatia do mercado? Isso afeta o resultado final? Outras pessoas são afetadas? O que acontece quando tarefas não são cumpridas? O que acontece se você tiver um desempenho excepcional? Você consegue ver o que isso faz, como adiciona valor ao cliente, como ajuda os fornecedores a reduzirem os custos e tempo de ciclo?

Identifique as consequências negativas e as positivas, as naturais e as lógicas. Dessa maneira, você explora todas as motivações mais profundas, mais elevadas e mais importantes.

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