A ferramenta para alinhar os sistemas de feedback - FranklinCoveyFranklinCovey
meeting-1029042_960_720
Qual a importância dos ciclos de vida da organização?
27 de julho de 2017
Mostrar tudo

A ferramenta para alinhar os sistemas de feedback

administration-2178274_960_720

Três dos papéis do líder e suas ferramentas lidam com uma pergunta básica: o que é mais importante? O quarto papel, alinhar, lida com a seguinte pergunta: estamos cumprindo a meta? Estamos no rumo certo em relação ao que importa mais?

A verdade é que, como já mencionamos, todos estamos fora do rumo a maior parte do tempo, todos nós – cada pessoa, cada família, cada organização ou cada voo internacional para Roma. Ter isto presente já é um passo significativo. Mas, para muitos de nós, o sentimento de estar fora do rumo traz um sentimento de desânimo e desespero. Não precisa, nem deveria ser tão deprimente. Saber que estamos fora do rumo é na verdade um convite para nos realinhar com o norte verdadeiro (os princípios) e nos voltar para nosso destino.

Lembre-se, nossa jornada, como pessoa, equipe ou organização, é como o voo de um avião. Antes de decolar, o piloto faz um plano de voo. Ele sabe exatamente para onde vai. Mas, durante o voo, o vento, a chuva, as turbulências, o tráfego aéreo, o erro humano e outros fatores exercem suas influências. Eles levam o avião numa direção ligeiramente diferente, de modo que na maior parte do tempo ele não está na trajetória determinada. Mas, com exceção da ocorrência de algo muito grave, o avião acabará chegando a seu destino.

Como é que isso acontece? Durante o voo o piloto está constantemente recebendo feedback. São informações dos instrumentos que leem as condições ambientais, das torres de controle, de outros aviões – às vezes até das estrelas. E com base nesse feedback, ele faz ajustes uma e outra vez, retornando ao plano original.

O voo de um avião é a metáfora ideal para esses quatro papeis. Modelagem, descoberta de caminhos, e fortalecimento nos permitem determinar o que importa mais para nossas famílias, nossas organizações, nossos cargos e para nós mesmos. São nossos planos de voo. O constante feedback que nós, como pilotos, recebemos representa nossa oportunidade de conferir nosso progresso e nos realinhar com os critérios orientadores originais. Juntos, esses papeis e ferramentas nos permitem chegar ao destino almejado.

Deixe um comentário e compartilhe!