conflitos-equipe-muraldocoach
Tome iniciativa
7 de julho de 2016
timing-para-melhor-motivar-as-pessoas
Desenvolva seu timing para melhor motivar as pessoas
14 de julho de 2016
Mostrar tudo

Fazendo depósito na conta bancária emocional

Image of two young businessmen using touchpad at meeting

O depósito na conta bancária emocional é determinado pela habilidade de compreender para depois ser compreendido.

A escuta empática é a chave para se fazerem depósitos na Conta Bancária Emocional, porque nada do que você faz é um depósito, a não ser que a outra pessoa o perceba como tal. Você pode se matar de trabalhar para fazer um depósito, apenas para transformá-lo em uma retirada quando a outra pessoa considera seus esforços manipulativos, intimidatórios, em causa própria ou condescendentes, porque você não entende o que realmente interessa para ela.

Quando você ouve com empatia o que a outra pessoa tem a dizer, está dando ar psicológico àquela pessoa. E depois que esta necessidade vital é satisfeita, você pode se concentrar na solução dos problemas ou nos conselhos que tem a dar. No entanto, a escuta empática também é perigosa. Ouvir em profundidade exige um bocado de segurança, porque você se abre às influências. Torna-se vulnerável. É um paradoxo, de certo modo, porque você precisa de dispor a ser influenciado para poder influenciar. Isso significa que você deve realmente entender.

Procurar primeiro compreender é um princípio correto e evidente em todas as áreas da vida. Trata-se de um princípio genérico, um denominador comum, embora sua força se concentre na área das relações interpessoais.

Deixe um comentário e compartilhe!