A palavra de ordem é: Disciplina
25 de novembro de 2015
Quando o líder comete um erro, ele deve pedir desculpa?
12 de janeiro de 2016
Mostrar tudo

O mundo corporativo é composto por pessoas e é o reflexo delas

Por Equipe FranklinCovey


A empatia é um conceito simples na teoria, no entanto, quando levamos a prática torna-se uma ação muito mais complexa. Procurar primeiro compreender para depois ser compreendido é o 5° hábito aplicado entre os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes. Este princípio é a chave para a comunicação interpessoal eficaz.

É importante entendermos que nosso papel em uma empresa vai muito além da execução de função.  Dentro de uma organização, cada um é responsável na ajuda para o desenvolvimento não somente da empresa, mas também, das pessoas que estão ao redor. Poucas pessoas possui um treinamento para ouvir o que quer que seja, e normalmente quando isso ocorre, é feito através de técnica, que nada tem a ver com caráter e relacionamento absoluto, fatores vitais para a compreensão autentica da outra pessoa.
É natural procurarmos primeiro ser compreendidos, e quando nos propomos a escutar o outro, na maioria das vezes ouvimos na intenção de responder, ou seja, estamos nos preparando para falar, filtramos as informações através dos nossos paradigmas.
Esse cenário é muito frequente, até porque ouvir o outro em profundidade exige um bocado de segurança, porque você se abre as influências. Torna-se vulnerável, você precisa se dispor a ser influenciado para poder influenciar, portanto, você deve realmente entender.
Apesar de ser arriscado e difícil procurar primeiro compreender antes de tirar conclusões precipitadas, é um princípio correto que se manifesta em muitas áreas da vida. É a marca registrada de todos os profissionais de verdade, até porque você não terá confiança no outro a não ser que sinta que ele está realmente compreendendo o seu ponto de vista.

Deixe um comentário e compartilhe!