Schering-Plough - FranklinCoveyFranklinCovey
maxion-thumb
Maxion Wheels
11 de março de 2016
Marriott-thumb
Marriott
11 de março de 2016
Mostrar tudo

Schering-Plough

Schering-Plough-thumb

Responder aos desafios do mercado é a fórmula de sucesso da Schering-Plough

Segmento Farmacêutico

Há dois anos, a Schering-Plough, uma das dez maiores Empresas do mercado farmacêutico Brasileiro, segundo o Grupemef (Grupo dos Profissionais Executivos do Mercado Farmacêutico), decidiu inovar na área de treinamentos e investir em soluções que abrangem outras fatias do mercado, fugindo assim das ferramentas convencionais direcionadas ao setor farmacêutico. “Procuramos observar o que as empresas de outros ramos estavam fazendo. Foi aí que descobrimos a FranklinCovey e Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, afirma Alberto Mistrello, 39, Gerente de Treinamento da Divisão de Vendas da Schering-Plough, que acompanha desde o início o processo de implementação de treinamentos que geram resultados na empresa.

Na época, meados de 2003, a Schering-Plough e todo o mercado farmacêutico enfrentavam uma grande mudança estrutural, o que gerou a necessidade de uma mudança de paradigmas por parte de funcionários que há 30 anos seguiam o mesmo modelo de trabalho. “Encontramos no Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, a oportunidade de desenvolver competências fundamentais neste novo mercado: Proatividade, ou seja, desenvolver uma melhor qualidade de resposta aos desafios; começar com o objetivo em mente; estabelecer diferença entre o que é importante e o que é urgente; criar oportunidades de parcerias com benefícios mútuos; criar capacidade de escuta dos envolvidos no novo mercado; criar sinergia interna entre as divisões estratégicas e criar capacidade de produção com renovação constante”, complementa. Segundo Mistrello, a partir daí, paradigmas começaram a ser quebrados e a equipe deixou de adotar uma postura reativa a novas situações de mercado e a focar em respostas.

Seguindo a cultura da organização – investir em pessoas e acreditar que a empresa só alcança bons resultados quando possui grandes talentos -, surgiu a necessidade de um foco maior na gestão da equipe.

Mas para isso, os líderes também tinham que passar por um treinamento; e foi o que aconteceu. A Schering-Plough optou em aplicar Os 4 Papéis do Líder em cerca de 70 profissionais de liderança. “Diversas pesquisas já confirmaram que a pessoa de talento permanece na organização quando oportunidades de crescimento profissional são oferecidas a ela. Esta ferramenta reorganiza a liderança de gestão em um processo de 4 papéis aplicáveis no dia-a-dia. O mercado precisa de líderes descobridores de caminhos que fortaleçam os papéis de criar autonomia, visão, equilíbrio e que sirva de modelo para os outros. Ser líder é dar o primeiro passo na direção que você quer que sua equipe siga”, esclarece.

Atualmente, a empresa mantém um Programa de Formação Profissional destinado a gestores, no qual oferece cursos profissionais com parcerias externas e ferramentas eletrônicas no Portal do Conhecimento, focado no desenvolvimento de competências gerenciais. Para os liderados, a empresa também disponibiliza serviços e ferramentas com o intuito de desenvolver habilidades específicas de acordo com o estágio de maturidade profissional. O programa é anual e segue o calendário oficial da empresa. A cada semestre, um novo tema é abordado pelos envolvidos.

Deixe um comentário e compartilhe!