fabercastel
Faber-Castell
19 de fevereiro de 2016
payless-htumb
Payless
19 de fevereiro de 2016
Mostrar tudo

Roche

roche-htumb

Roche transforma seus funcionários em Habitueiros!

Segmento Farmacêutico

A Roche Brasil, empresa que opera nas áreas Farmacêutica e Diagnóstica, atua no Brasil desde 1931 e, em 1978, construiu um parque industrial no Rio de Janeiro, onde mantém cerca de 380 funcionários. Desde então, tem se destacado no mercado brasileiro pelo lançamento de diversos medicamentos de alta tecnologia, especialmente nas áreas de oncologia, obesidade, AIDS, transplantes, depressão, dermatologia, gripe e hepatite C.

“Nossa meta para 2008 é criar um centro mundial de exportação para todo o mundo”, afirma Jorge Luiz Pinheiro Ferreira, Chefe do Setor de Desenvolvimento de Recursos Humanos [Gerente de Recursos Humanos] da Divisão Industrial Farmacêutica da Roche, fã assumido dos 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes e criador oficial do termo habitueiro – é assim que refere a si próprio e aos funcionários que participaram do treinamento.

Há cerca de dois anos, Jorge e sua área [seu departamento] se depararam com um grande desafio: alcançar, a partir de 2005, um “up grade” nos treinamentos gerenciais oferecidos pela empresa há 4 anos. “Durante 6 meses, participei de diversos treinamentos comportamentais e técnicos. Foi um verdadeiro banho de loja. Sentia-me, inclusive, na obrigação de ser, cada vez mais, uma pessoa melhor, por estar participando de tantos treinamentos!”.

Seu primeiro contato com a FranklinCovey foi por meio do treinamento Foco – Atingindo sua Maiores Prioridades a convite da Academia de Negócios da Roche. “Foi uma covardia! A metodologia da FranklinCovey ficou muito a frente das outras que conheci durante esses meses.

Implementamos, a partir daí, os treinamentos Foco e Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes no Parque Industrial da Roche”, complementa Jorge. A primeira fase de implementação dos programas FranklinCovey tinha como intuito o envolvimento gerencial. Portanto, o diretor industrial e 9 gerentes foram inscritos em seminários abertos. A segunda fase foi formar e certificar 2 profissionais da área de Desenvolvimento de RH, junto à FranklinCovey, para atuação como multiplicadores internos. Já na terceira fase, os programas foram customizados para atender as necessidades da Roche e submetidos à aprovação de gerentes da Divisão Industrial. “Consegui até orçamento para construir uma sala de treinamento”, comemora Jorge. Por fim, na etapa de execução dos programas, foram treinadas 5 turmas de diferentes áreas. “Primeiramente distribuímos o livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes para todos os funcionários, avisando que, em um mês, teríamos o treinamento. Fiquei impressionado porque ninguém teve resistência ao conteúdo. Foram 4 dias dos 7 Hábitos e 1 de Foco”, conta. Hoje, a Roche possui [4] 3 facilitadores internos e a implementação dos 7 Hábitos na Divisão Industrial Farmacêutica foi uma ação inédita na Roche em todo o mundo. “É um motivo de muito orgulho para nosso diretor que é de Porto Rico [dos EUA]”, afirma orgulhoso.

O resultado de que a parceria entre a FranklinCovey e a Roche deu muito certo é que, após dois anos do inicio da implementação do programa de capacitação e de um investimento de cerca de R$ 113 mil, Jorge Ferreira, além de consultor interno da Roche, é convidado a apresentar este case de excelência em diversos congressos.

“Tivemos uma avaliação de desempenho bem acima do normal. Isso é inédito! Nunca tivemos esse resultado nos treinamentos aplicados anteriormente.”, conclui. Os próximos passos serão aplicar Os 7 Hábitos – Programa Clássico em 310 funcionários efetivos e quem sabe em 220 funcionários de staff – contratados, estagiários e prestadores de serviço.

Deixe um comentário e compartilhe!