O que é Foco? Dizer sim ao mais importante? Resposta errada. - FranklinCoveyFranklinCovey
intencao-conta-mais-do-que-tecnica
Intenção conta mais do que Técnica
3 de dezembro de 2014
A fonte da Sabedoria de Albert Einstein
23 de março de 2015
Mostrar tudo

O que é Foco? Dizer sim ao mais importante? Resposta errada.

o-que-eh-foco
Por Bill Moraes
 
Como Stephen R. Covey, fundador da FranklinCovey e autor dos 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes dizia, “você tem de decidir quais são suas prioridades mais altas e ter coragem para, de uma forma agradável, sorridente e sem desculpas, dizer não para as outras coisas. Você faz isto tendo sempre um ‘sim’ queimando internamente”.
Muitos pensam que foco é dizer sim àquilo que é mais importante. Isso não é foco. Qualquer pessoa e líder pode fazer isso. Contudo, tendo trabalhado com centenas e empresas e milhares de líderes no mundo, aprendemos algo muito interessante. Foco é na verdade dizer não para a centena de boas ideias que temos a cada instante.
Compreendida a importância de dizer ‘não’ para boas ideias a fim de manter o foco da sua equipe restrito, conseguirá evitar a primeira de duas armadilhas para o foco. Contudo, a segunda armadilha, que é tentar transformar todo o seu redemoinho em Meta Crucialmente Importante ou MCI, é ainda mais comum. Se cair nela, tentará fazer com que tudo que faz parte do redemoinho se transforme em meta.
Este assunto é parte do livro de minha coautoria “As 4 Disciplinas da Execução” pela editora Campus/Elsevier:
http://www.elsevier.com.br/site/produtos/Detalhe-Produto.aspx?tid=91968&seg=6&isbn=9788535263961&origem=Destaque%20-%20Lancamento%20Negócios&evp=&tit=AS%204%20DISCIPLINAS%20DA%20EX

Deixe um comentário e compartilhe!